domingo, 20 de setembro de 2009

A Maquiagem e a Foto

Não sou do tipo que comenta muito nos blogs afora. Gosto muito de ler o que escrevem - e também gosto que me leiam - , e quando comento, faço um comentário a altura. E foi fazendo isso que me peguei divagando sobre um tema muito complexo: a máscara que usamos dia após dia.

O texto que li fala sobre a maquiagem de palhaço que temos de usar diariamente, a mentira que temos de pregar à cara. O conto ( é um pequeno conto) vale muito a pena, por isso colocarei aqui o link:
Escrivaminha


Eis meu comentário que se tornou um post:


Não sou muito bom em comentários, por isso evito comentar. Mas depois de ser intimidado não posso mais fugir do compromisso.

A maquiagem de palhaço me lembra muito um termo que eu uso quase que diariamente nos meus momentos de sabedoria bíblica: A foto.

Eu costumo dizer que todos nós temos nossos momentos de fotografia da família. Onde temos que por um belo sorriso no rosto, abraçarmos uns aos outros e mostrarmos ao mundo quão belo é o nosso amor, quando no fundo, temos inveja, cobiça, raiva, odiamos, amamos, matamos, roubamos, somos humanos. Somos esféricos. Não folhas de papel, secos, sem graça, sem conteúdo.
A maquiagem de palhaço que por vezes temos de usar, a foto que por vezes temos de ser, tudo isso faz parte de uma complexa relação social na qual estamos inseridos e que nos obriga, nos pressiona a sermos e estarmos como não somos e estamos de verdade.

Agora eu sou João, com personalidade, com ideias e desejos. Amanhã a tarde, ao sair para a escola serei o mesmo que agora? Ou farei parte de uma foto em que me obrigo a estar? Ou estarei sob a maquiagem do palhaço - que só faz rir - que pedem que eu seja?

O importante é ser você, mesmo que seja estranho - diz a letra da música - mas nos é garantido esse direito?

9 comentários:

  1. A passagem "...A maquiagem de palhaço que por vezes temos de usar, a foto que por vezes temos de ser, tudo isso faz parte de uma complexa relação social..."

    Interessante o seu pojto de vista er acreite tenho medo de palhaço

    O príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
    Olá!
    Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
    Para acessar o texto o link direto é
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
    Cemitério das Palavras Perdidas
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o texto, as vezes precisamos fingir ser algo que não somos por culpa da pressão da sociedade! Eu costumo sempre seguir esse ditado: "Why be different, when you can be yourself!" ou "Porque ser diferente, quando você pode ser você mesmo!"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer algo que nunca faço, responder um comentário, hshs.

    Naya disse:"Why be different, when you can be yourself!"

    Eu pergunto: Can we be ourselves? Or the world is against our personality?

    ResponderExcluir
  4. to expantada com sua atitude e blog!
    parabens !
    beijos e sucesso o/

    ResponderExcluir
  5. adorei o post/comentario! hahaha
    temos de usar uma maquiagem de palhaço constantemente, esse é o nosso modo de nos fantasiar e esconder nossas reações diante da sociedade.

    parabens pelo blog :)
    Beijoos

    http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olha, vou te ser bem sincera numa coisa, quem não usa a tal máscara de palhaço acaba sendo excluído de uma forma ou de outra. Pq será né?
    rs
    Obrigada pela sua visita. Volte sempre que puder.
    BjOs

    ResponderExcluir
  7. Usamos máscaras diarimente, o problema é saber quem está por debaixo da máscaras, são tantas.
    Uma em cima da outra, as vezes acabamos com nossa própria cara e usamos uma máscara par sermos um outro.
    Talvez melhor? Então por que se esconde?

    www.renansparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou nada boa em comentários, mas adorei seu coment/post
    Realmente usamos muitas vezes por dia a "mascara". Nós não poderíamos ser o que somos sem a tal "mascara". Mas essa é a vida ..

    SUCESSO PARA TI!

    ResponderExcluir
  9. Ah, não sei se uso máscaras. Não estou tentando ser prepotente. E odeio tirar fotos, todas as pessoas que me conhecem sabem disso. xD Mas tiro sim, em dias de festas, para ver no futuro, e relembrar de dias de diversão, para ter o que mostrar aos meus futuros descendentes.
    Já sobre personalidade, admito ser mais corajosa pela internet (mais desbocada, escandalosa, etc), mas sou incapaz de disfarçar descontentamento, antipatia ou frieza. As pessoas das quais eu gosto, sabem instaneamente disso, e não duvidam - eu tenho um modo peculiar de demonstrar afeto XD. Ao passo que as pessoas que me descontentam, me desagradam, também percebem da mesma maneira. Já foi o tempo que eu fazia coisas para ser aceita, para ser querida. Perdi amigos MESMO sendo assim, omissa e sorridente. Gosto de acreditar que amadurecemos a cada ano que passa, e eu vejo o quanto mudei. Ainda sou sorridente e simpática - porque quero. Mesmo em trabalho ou faculdade, eu chegava de mal-humor por qualquer motivo, mas via as pessoas, conversava, ria e esquecia. Quando estou triste, prefiro me isolar e ficar no meu canto, enfim. Um comportamento que não escondo, não omito mais, não faço mais questão de ser agradável com pessoas que não acho que mereçam. Não deixo de discordar de alguém, amigo ou superior, a questão é como você se posiciona. Sou educada, sempre. Mas há um abismo entre educação e amabilidade. Hoje em dia não ligo mais se vão ou não gostar de mim, pois já tenho o afeto das pessoas que me importam. =)

    Escrevi bagarai. >.<
    Desculpa.

    Beijos, e não se estressa com isso. Com ou sem máscaras, você vai passar pelas mesmas alegrias e desilusões. Cabe escolher o que é mais conveniente pra você.

    =**

    ResponderExcluir