sábado, 19 de setembro de 2009

O capitalismo e seu lixo impensado

Produção, consumo, enriquecimento e livre concorrência. Sobre essas palavras o capitalismo contemporâneo se alicerça, e sob a bandeira desse mesmo capitalismo global as mazelas sociais e culturais nascem, crescem, e se espalham. Hoje fala-se sobre meios de produção "verdes", limpos, de baixa emissão de carbono e de outros gases poulentes, o lixo da indústria. Mas, devemos questionar se o significado da palavra lixo realmente é depreendido quando verbalizado na sociedade globalizada.

Por definição ele é tudo aquilo descartável, aquilo que não precisamos, o que é nocivo para nós. Logo à mente surgem ideias como poluição ambiental, lixo espacial, acidentes nucleares provindos de lixo atômico, lixões, que por vezes servem de centros de distribuição de alimentos aos menos favorecidos, entre outros conceitos. No entanto, preocupados com tantas formas de poluição, a humanidade se esquece do lixo primordial, o lixo cultural.

Por séculos o homem acumulou informações, acumulou sabedorias, técnicas, aprendizados, e consequentemente, lixos. O contato do homem americano com o homem europeu trouxe, sem dúvidas, muitas formas de progresso para o Novo Mundo, mecanização, especialização, filosofia, democracia; porém, há ainda outras marcas que persistem em nossa sociedade, como a exploração, desigualdade e preconceito. O lixo das ideias europeias.
No Rio de Janeiro há diversos meios de manifestação cultural, o carnaval, as artes, o samba, a arquitetura, mas, com todas as belas maneiras de se expressar, o carioca insiste em canções de depravação, de humilhação e de apologia ao crime. O lixo de nossa sociedade.

A palavra lixo, então, merece ser repensada, e as ideias de limpeza devem ir além de outdoors na cidade de São Paulo, ou da proibição de auto-falantes em algumas cidades do interior, e muito além de problemas ambientais oriundos da incessante produção capitalista. A palavra lixo deve ser associada mais do que nunca à palavra reciclagem, onde o que não for bom, o que sobrar da cultura do século XXI possa ser reaproveitado, repensado, "reculturizado", renovado.


É isso aí - ;)

3 comentários:

  1. muito foda esse post talegal teu blog :)

    www.soadsk8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando seu estranho mundinho. \o/ - Devia estar estudando, tá vendo só??

    Antes de mais nada, me declaro como uma pessoa materialista. - Já jogou The Sims? Então, eu tenho aspiração por Riqueza. xD

    Mas não é só o carioca que investe nesse tipo de coisa. O Brasil todo. Não sei se você sabe - provavelmente sim -, que com o nosso arsenal de artistas ímpares, Tati-Quebra-Barraco e outros do gênero, saíram em turnê pela Europa para divulgar a Cultura Brasileira. Um dia acho a fonte...

    Mas as pessoas como eu (materialistas) são principalmente um fator estimulante. Ninguém está interessado se o menino da favela sabe ler, ou em apresentar alternativas diferentes, a educação aqui vai de mal a pior, e agora como se não bastasse, cresce o número de crianças/adolescentes de classe média que crescem sem um pingo de conteúdo, de cultura, justamente esses, que teriam mais oportunidades na vida - ou pelo menos poderiam ter.

    Como estimular alguém a passar a vida inteira estudando e trabalhando, contribuindo para um país corrupto, quando a mídia os incentiva a mostrar o corpo, chutar uma bola, a criar uma letra de "música" vulgar ou cafona e fazer sucesso?

    É uma grandiosa batalha. Acho que pessoas como nós - "yay, garota metida" -, que sentem que o mundo está indo para o brejo e têm a capacidade de prender a atenção das pessoas (Bem, pelo menos eu gostei muito do seu jeito de escrever, e do conteúdo do seu mundinho, vou virar seguidora. XD), devemos mesmo investir nisso. Seja adquirindo fama de uma maneira inovadora, escrevendo livros, ensinando, ou num simples blog da internet.

    E cá estou eu escrevendo bagarai de novo. >.< Isso acontece muito, aliás, uma das razões d'eu ter poucos seguidores, as pessoas simplesmente têm muita preguiça de ler. XD Mas eu tenho meu séquito de fãs, que me dão a maior das recompensas: a de dizer que mesmo odiando ler, torce pelos meus tópicos gigantescos.

    É um começo, não?

    =* da sua mais nova seguidora. ^^

    ResponderExcluir