quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Para aqueles que sabem ler

Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta. Não importa o dia, semanalmente eu caminho à biblioteca e me vejo em meio a dezenas de corredores, entre milhares de livros. Hoje, não foi diferente, caminhei escutando música como sempre, tropecei nas calçadas desniveladas como sempre, quase fui atropelado por uma bicicleta, como sempre. Tudo estava exatamente igual.

Até que mais uma vez me embrenhei pelos corredores abarrotados de livros, e pasmem, não os encontrei lá. No lugar das capas duras, capas moles, brochuras, relíquias seculares, best-sellers, havia pessoas. Homens e mulheres, crianças e idosos, negros, brancos, índios e mestiços, todos estavam lá, balançando suas perninhas nas estantes, uns acenando, outros sorrindo, alguns meio melancólicos, outros deprimidos, e ainda havia aqueles que sequer me olhavam.

Livros são como pessoas. Eles têm tamanhos diferentes, cores diferentes, conteúdos, cheiros, ideias, sentimentos diferentes, eles têm personalidade.

Podemos recorrer aos livros nos momentos mais solitários dos nossos dias, e eles sempre estarão lá, dispostos a nos acompanhar e nos tirar da mesmice, do isolamento, nos contando histórias magníficas sobre as mais diversas e surpreendentes aventuras. Nos transportando para o mais profundo abismo, ou para a mais alta montanha.

Livros também nos procuram para desabafar. Para falar de amores não correspondidos, de vidas mal vividas, de ódio, inveja, de saudade, de paixões avassaladoras. Livros nos enxergam como terapeutas, que os analisam e apoiam incondicionalmente.

Livros nos despertam sentimentos. Seja pelos cheiros que nos fazem viajar a outro plano existêncial, seja por passagens que levam à reflexão. Eles nos fazem rir, chorar, odiar os vilões, amar os mocinhos, ou amar os vilões e odiar os mocinhos. Livros tocam nossos corações.

Ainda há aqueles livros que são como nossos melhores amigos, que não nos cansamos de gastar horas e mais horas em longas conversas. Todos temos em nossos quartos, ou salas, ou bibliotecas aquele volume que constantemente insistimos em tirar de sua capa de poeira para papearmos por coisas as vezes muito inúteis. E por mais que conheçamos o final da história, conheçamos cada vírgula e ponto final, não nos enjoamos deles, pois são como amigos que não cansamos de rever.

Livros, livros, livros...

Tão vivos quanto eu ou você. Escondidos sobre capas sóbrias e páginas secas. Prontos para se revelarem para todo aquele que souber...

Ler!

4 comentários:

  1. ler *-*

    poxa, eu particurlamente adoro ler ;x
    sempre ando com meus contos do Poe pra quando bater o tédio :xx

    ótimo post sobre leitura, deu pra ver que o blog é mesmo ultil ><

    é isso, até :]

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Gostei desse texto.
    Particularmente, gosto de tratar todos os objetos como se fossem humanos, mas os livros são especialíssimos!
    Além diso, esse seu texto me fez repensar de maneira um pouco diferente sobre uma decisão que preciso tomar.
    Ajudou-me da forma que vc menos esperava ajudar alguém, tenho certeza!

    Obrigada, te seguirei! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Texto


    Super-Sapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Livros, livros, livros! Adoro, adoro, adoro! *-*
    Adorei seu texto, é emocionante, eu me sinto assim! Eu não consigo entender gente que não gosta de ler, juro que não! Adoro ler! Claro que tem nossos gêneros favoritos, mas eu os amo, não vendo em sebo, guardo todos, cuido de todos, como se fossem pessoas! Já quase perdi um amigo porque ele destruiu meu livro - fiz com que ele comprasse um novo.

    Adorei seu texto!
    Um país se faz com homens e livros - fataço! (y)

    Beijos!

    ResponderExcluir