quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Madonna, Britney e Gaga - Porquê agora?


Quando criança, minha mãe costumava me dizer "que tudo tem seu tempo". Eu, teimoso como devia ser, não concordava com suas palavras; hoje posso ver que ela estava certa.
Lady Gaga a cada segundo que se passa sobe mais e mais nas paradas de sucesso de todo o mundo, solidificando sua carreira e mostrando a todos que ela, sim, veio para ficar. Mas porque agora?

Há quase três décadas (sim, já faz um bom tempo) Madonna surgia no cenário musical norte-americano. Poucos naqueles seus primeiros anos poderiam prever que ela se tornaria a Rainha do Pop, e que passado três gerações, seu poder ainda seria enorme. Mas como toda rainha, Madonna também tem seus dias contados, e na linha de sucessão muitas princesas já ambicionaram seu trono.

Britney Spears por muitos anos foi a mais cotada, sendo apresentada ao mundo como a sucessora da grande senhora da música Pop. A Princesinha desempenhou por longos anos muito bem seu papel, tornando-se uma das personalidades mais importantes e influentes do fim do século XX e início do século XXI.

Mas, apesar de tudo, o destino parece ter brincado com a vida de Britney, colocando-a num carrinho de Montanha-Russa, derrubando não só a personalidade Spears, mas também a mulher, esposa e mãe que existia atrás dos flashes e capas de revistas.

Britney acertou em muitos quesitos. Foi paciente, não competiu com Madonna (como muitos fazem com a senhorita Spears), encantou as massas, agradou os críticos (até o inagradável Perez Hilton), chocou, escandalizou. Tudo como o manual previa.

Mas eis que surge, no fim da primeira década do século XXI uma nova voz potente, um rosto diferente, um estilo alucinante e um cabelo loiro como o de todas as outras aspirantes à Rainha de alguma coisa. Lady Gaga é seu nome, e suas referências à cultura Pop dos anos 80 vão além do seu título.

Essa mulher que ousa em suas letras, choca em seus beijos gays e deixa qualquer um invejoso de seu guarda-roupas é a mais nova herdeira do trono Pop. Mas o que torna Gaga apta a reinar e o que desqualifica a princesinha Britney?
A resposta é simples: A época.

Lady Gaga é a cara do mundo pós 11 de setembro, do terceiro milênio. Ela é tudo aquilo que sonhávamos para o século XXI quando ainda crianças ansiávamos um futuro prateado. E Gaga foi capaz de combinar todos os signos que representam a nossa sociedade em sua arte.

Seja no excesso de cores, no brilho exagerado, na constante presença do dourado e do prata. Ou em seus clipes em clima de delírio noturno (que Salvador Dali invejaria), nas letras que cantam sobre a vida que qualquer um gostaria de viver, ou até mesmo nas melodias dançantes de suas músicas que embalam nossas noites de Sábado.
Sim. Lady Gaga é uma mulher de seu tempo.

Madonna já vinha anunciando um mundo como o nosso há anos, e dessa forma ajudou-nos a enxergar uma saída do século XX, iluminando-nos o caminho.
Britney Spears, por sua vez, atuou como a parteira (desculpem-me pelo exemplo) da nova era que estava por vir. Agindo como uma ligação, um elo, uma ponte pela qual pudéssemos atravessar entre o velho e o novo, preparando-nos para o que logo chegaria.

Ela rompeu o último entrave da música Pop. Sua queda nos anos de 2006 e 2007 devem ser vistas não como uma derrota, mas sim como um grito de vitória dolorosa. Sua cabeça raspada e sua peruca rosa (um luxo de peruca aliás) gritaram ao mundo: "Acabou, e que comece o século XXI".

Gaga assim surge como a responsável pelo novo mundo que por vinte anos veio sendo tecido e desbravado pela rainha e pela princesa. E a corte, finalmente se completa.
Rainha, princesa, e agora, Lady. Todas responsáveis pela perpetuação dessa linhagem magnífica que nos presenteia com seus sons e hábitos que invejamos e imitamos todos os dias, pois eles representam tudo aquilo que queremos ser.

3 comentários:

  1. bah cara ... esses assuntos de famosas americanas nao sei falar nada :/ .. acho que nós brasileiros damos muito mais valor a elas, mesmo elas sendo loucas, doentes ou drogas, se fosse um brasileiro, todos diriam: tem que ser brasileiro :/

    ResponderExcluir
  2. Muito perciptado seu texto , eu me proucupo com toda essa parafernália da Gaga, tenho medo que sua amardura de glamour caia, e por trás dela, tenha uma fragíl menina, que ganhou o mundo ...

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua percepção... nao acredito que uma supere a outra, ao contrário, concordo com a parte de que juntas elas formam a corte real, e q agora sim, a corte está completa... ou será que mais alguém poderá entrar para o clube, ou melhor, reino do Pop?

    ResponderExcluir