quarta-feira, 29 de julho de 2009

Diário da Gripe Suína - 1° Dia

Há alguns meses quando ainda pouco se falava sobre a gripe suína, quando a doença era apenas uma preocupação norte-americana, quando aqui ainda era outono e quando ainda eram poucas as mortes eu dizia: "Gripe Suína? Isso nunca vai chegar por aqui."

Hoje estou de "quarentena de vinte dias" imposta pelo governo.

O dia de hoje não está muito frio, mas também não está quente, e venta muito, o que manteve as portas e janelas de minha casa fechadas. Por mais que o ministério da saúde recomende, não há como deixar a casa "respirando", de qualquer modo temos que respirar um ar parado.

E tenho minhas dúvidas em relação à essa história de que com a chegada do calor os casos diminuirão. Pois hoje foi registrado o primeiro caso no Nordeste, e as casas daquela região são muito bem ventiladas, o que não impediu a transmissão do vírus.

Hoje também vi muita coisa na televisão, nos jornais e na internet. Especialmente sobre o uso de máscaras. Os médicos sempre dizem que usa-las não garante nada, que elas não são uma proteção contra o vírus e que ninguém está seguro com algo tampando boca e nariz. Mas eu digo o contrário, estamos seguros sim.

Não é o efeito real da máscara que é importante para as pessoas, mas sim o efeito moral, psicológico. Todos sabem que estão expostos à doença com ou sem a máscara cirurgica, mas utilizando-a as pessoas se sentem mais seguras. Mais seguras para falar, caminhar na rua, pegar um ônibus ou metrô, enfrentar uma fila no banco ou até mesmo só para sair de casa. O medo também é um aliado da gripe suína.

Li também que os governos europeus estão considerando a possibilidade de não retorno às escolas em setembro. Os alunos teriam aulas virtuais, o que impediria o contágio de muitas pessoas em ambientes fechados. Sinceramente a ideia me agradou e muito, pois não acredito que a situação melhorará até dia 17. Esquentando ou não, os casos parecem só aumentar.

Logicamente para nós brasileiros há uma outra solução: Aprovar a todos os alunos, desde o berçario até a pós-graduação!

E assim vão correndo meus dias de gripe suína por aqui, e tenho umas considerações que achei mais pertinente deixar para o segundo dia do diário, antes que isso fique muito extenso!

PS: Ontem fui dormir com uma dor de cabeça muito forte...

2 comentários:

  1. Caro João... Que post ruim oõ

    haha, brincadeira. Não está ruim (ruins são os meus D:) mas só não está bom, sei lá, eu entendi a finalidade da coisa, e gostei, só que, a não se que você apareça aqui no "2° dia do diaria" dizendo que "Oi, fui diagnosticado com gripe suína", não verei atrativo nenhum em ler (mas lerei =P). Pois bem, ja disse, não está ruim, e gostei da ideia, mas parece desconexo, e incompleto (não, eu nao acho que sou crítico literário)

    ResponderExcluir
  2. dor de cabeça?
    hum
    vc ta com gripe

    num entro mais aqui tbm
    tipo, eles dizem q NÃO SE PEGA GRIPE
    VIRTUALMENTE, mais é melhor não arriscar...
    kkkkkkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir