segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um estranho país de problemas sociais insanos

Hoje fui à casa de uma tia no subúrbio de minha cidade, e vi algo nada agradável. Em uma praça onde deveria haver um campo de vôlei com pessoas jogando vôlei havia três meninos, de aproximadamente 8 ou 9 anos. Até aí tudo bem, mas então um deles com um movimento rápido levou um cigarro à boca e o tragou, passou o cigarro para seus outros amigos e ali ficaram essas três crianças a fumar.

Logo à frente havia uma roda de adolescentes, fumando também, mas estou fortemente inclinado a acreditar que aquela fumaça desprendida não provinha de um cigarro comum. Aqueles garotos não deveriam ser mais velhos do que eu.

E então pensei: Nossa, que coisa horrrível de se ver.


Me esforço, mas sinceramente não consigo entender o que leva pessoas tão jovens a atos tão inconsequentes. Não entendo porque esses garotos não estavam conversando sobre coisas sadias, ou praticando algum esporte, ou lendo um livro, ou jogando video game, fazendo coisas que se espera de uma criança e de um adolescente. Não entendo.


Não entendo como os pais dessas crianças não enxergam essa situação, e se enxergam, porque não agem. Não entendo que tipo de cultura pode criar adolescentes tão auto-destrutivos, e claramente sem nenhuma perspectiva de vida. Não entendo e tenho medo de entender o que se passa na mente dessas pessoas. Pessoas que não deveriam ser diferentes de mim.


Dizem que sou preconceituoso por não me relacionar com certas pessoas, dizem que sou arrogante por acreditar que essas pessoas estão fazendo as escolhas erradas, dizem que estou errado por querer opinar sobre as escolhas alheias. Chamam de preconceito e arrogância meu olhar crítico sobre a sociedade.

Se arrogância e preconceito é desejar um país melhor onde eu não ande pelas ruas temendo um assalto a cada esquina, então sou arrogante e preconceituoso. Se arrogância e preconceito é desejar ver crianças na escola e adolescentes em atividades construtivas, então sou arrogante e preconceituoso. Se arrogância e preconceito é não se acostumar a ver pessoas da minha idade fumando cigarros muito suspeitos em locais públicos então sou arrogante e preconceituoso.

Se arrogância e preconceito é não virar as costas para todos esses problemas sociais como fazem aqueles que me chamam de arrogante e preconceituoso, então, digo em alto e bom som: Sim, sou arrogante e preconceituso, pois vivenciar esse tipo de situação às 7 da noite é um bom motivo para isso.

3 comentários:

  1. "Me esforço, mas sinceramente não consigo entender o que leva pessoas tão jovens a atos tão inconsequentes."

    A resposta está na pergunta.

    Inconsequência faz parte da juventude, e a única cura pra isso se chama "pai e mãe" e é isso que essas crianças precisam. O problema é que os pais também estão cada vez mais imaturos assim como o resto da sociedade que com o calor da comodidade escolheu ser criança pra sempre e fechar os olhos pra realidade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, e o problema é que essas mesmas crianças em poucos anos serão pais, imaturos e inconsequentes.

    Agora... quem é Guilherme? alguém sabe aí?

    ResponderExcluir